Participação Cidadã

Para cumprir com a sua missão e visão e respeitar o seus valores, o Círculo atua em diversas áreas que possam contribuir para o desenvolvimento local. Para isso, conta com um o Programa de Desenvolvimento Circulista, que é mantido com a contribuição mensal dos associados, além de outros financiadores, públicos e privados.

A comunidade e o associado ainda podem contribuir com projetos sociais doando o imposto de renda devido diretamente ao Círculo Bento Gonçalvense, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A pessoa que tem débitos de imposto de renda, pode doar de 3% (jurídica) a 6% (física) desse valor para o Círculo, ao invés de fazer o pagamento aos cofres públicos. Assim, conta com o compromisso de retorno da entidade, verificando, através dos relatórios, a aplicação do valor doado. Para efetuar a doação, entre em contato com o Círculo.

Para garantir que o associado e a comunidade em geral possam participar ativamente dessa construção social, a entidade dispõe também de espaços de atuação, como o Grupo de Voluntariado São José Operário. Criado em 2010, o grupo busca proporcionar, por meio do artesanato, o desenvolvimento e o despertar das habilidades motoras e criativas dos participantes, como atividade terapêutica, de sociabilização e contribuidora do bem-estar. O grupo também tem como atividade o apoio aos projetos do Programa.